Lula ataca Bolsonaro mais uma vez e o culpa por atividades ilícitas ambientais durante Cúpula da Amazônia

Lula ataca Bolsonaro mais uma vez e o culpa por atividades ilícitas ambientais durante Cúpula da Amazônia

Na terça-feira, 8 de agosto, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), expressou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi responsável por permitir a ocorrência de atividades criminosas no âmbito ambiental, bem como pelo aumento do desmatamento no país durante seu mandato. Embora não tenha mencionado diretamente o nome de seu antecessor, o líder do Partido dos Trabalhadores afirmou que as políticas implementadas pelo ex-líder do governo trouxeram vantagens apenas para uma minoria que buscava ganhos imediatos.

Lula proferiu seu discurso na Cúpula da Amazônia, um encontro que reuniu chefes de estado e representantes de nações que também abrigam florestas tropicais. O evento teve lugar nos dias 8 e 9 de agosto de 2023, na cidade de Belém, no estado do Pará.

De acordo com o presidente, a crise política que se abateu sobre o Brasil levou ao poder “um governo negacionista com consequências nefastas”. Lula acusou Bolsonaro de ter exposto, em discurso na ONU (Organização das Nações Unidas) em 2020, “noções de um nacionalismo primitivo” em que, segundo ele, o ex-presidente “responsabilizou índios e caboclos pelas queimadas provocadas pela ação humana”.

“Nos tornamos pária entre as nações e nos afastamos da nossa região”, disse Lula.

Fonte: opoder

portal1min

Fique informado sobre as últimas notícias em apenas um minuto. O portal 1 Min oferece informações atualizadas e imparciais em diversas áreas, com layout intuitivo para leitura rápida e fácil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *