Corte Interamericana denuncia indícios de execução de manifestantes durante crise no Peru

Corte Interamericana denuncia indícios de execução de manifestantes durante crise no Peru

Pouco depois, o governador da região russa de Rostov, que também faz fronteira com a Ucrânia, disse que um drone atingiu uma refinaria local perto do povoado de Kiselevka, causando uma explosão e um incêndio.

Na quarta-feira, um incêndio semelhante em um reservatório de petróleo no vilarejo vizinho de Volna se alastrou por 1.200 metros quadrados, com autoridades também culpando a queda de um drone.

No mesmo dia, Moscou disse ter derrubado dois drones apontados para a residência do presidente Vladimir Putin e acusou a Ucrânia de tentar um “ato terrorista”. O Kremlin ameaçou reagir com uma resposta dura.

A Ucrânia negou qualquer envolvimento, e os aliados ocidentais do país também lançaram dúvidas sobre as acusações. “Não atacamos Putin ou Moscou”, disse Zelenski em visita à Finlândia. “Apenas defendemos nossas aldeias e cidades.”

Nesta quinta, o Kremlin acusou os Estados Unidos de terem planejado o ataque à residência de Putin. “As decisões sobre tais ataques não são tomadas em Kiev, mas em Washington”, afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov. “Kiev só faz o que mandam fazer.”

Zelenski em Haia

Os ataques ocorrem em meio a uma visita do presidente ucraniano a seus aliados ocidentais. Nesta quinta-feira, Zelenski esteve na sede do Tribunal Penal Internacional (TPI) em Haia, na Holanda.

Em março, o tribunal emitiu um mandado de prisão contra Vladimir Putin, pela suposta deportação de crianças da Ucrânia. A Rússia, que não é membro do TPI e rejeita sua jurisdição, nega ter cometido atrocidades durante sua guerra contra a Ucrânia, que Moscou chama de “operação militar especial” para “desmilitarizar” seu vizinho.

Em sua primeira viagem oficial à Holanda, Zelenski foi recebido no TPI pelo presidente da entidade, o juiz Piotr Hofmanski. O tribunal disse que a visita durou menos de uma hora, mas não deu detalhes sobre o que foi discutido.

Ao deixar o TPI, o presidente ucraniano, vestindo suas tradicionais roupas cáqui, acenou para uma família ucraniana do lado de fora do prédio, enquanto eles gritavam “Slava Ukraini” (glória à Ucrânia).

Em seguida, Zelenski fez um discurso intitulado “Não há paz sem justiça para a Ucrânia”, no qual ele afirmou que Putin deveria ser condenado por “suas ações criminosas”.

“Todos nós queremos ver um Vladimir diferente aqui em Haia, aquele que merece ser sancionado por suas ações criminosas aqui, na capital do direito internacional. Eu tenho certeza que isso vai acontecer quando vencermos”, disse o líder ucraniano.

Ainda nesta quinta em Haia, ele deve tem agendados também encontros com o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, e o premiê belga, Alexander De Croo.

Zelenski já visitou várias capitais estrangeiras desde a invasão de seu país pela Rússia, em fevereiro de 2022, incluindo Londres, Paris e Washington.

A Holanda tem sido um forte aliado da Ucrânia na guerra. Em fevereiro, o premiê Rutte afirmou que não descarta qualquer tipo de apoio militar a Kiev, desde que a Otan não se envolva diretamente na guerra.

Fonte: G1>

portal1min

Fique informado sobre as últimas notícias em apenas um minuto. O portal 1 Min oferece informações atualizadas e imparciais em diversas áreas, com layout intuitivo para leitura rápida e fácil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *