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De acordo com a direção do aeroporto, um forte nevoeiro alterou quase 20 voos na madrugada desta quarta-feira (8). Passageiros aguardando atualizações sobre os novos horários dos voos no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes
Hariel Fontenelle/ g1 AM
Passageiros ouvidos pelo g1 relataram uma longa espera após o adiamento de voos no Aeroporto Internacional de Manaus. De acordo com a direção do aeroporto, um forte nevoeiro alterou quase 20 voos na madrugada desta quarta-feira (8).
Gol, Azul e Latam se posicionaram em nota (veja abaixo).
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Nevoeiro no Aeroporto Internacional de Manaus altera quase 20 voos
Em nota, a administração do Aeroporto de Manaus recomendou que os passageiros procurem as companhias aéreas para informações sobre a situação atual dos voos.
O professor universítário Rubemar Coelho, de 47 anos é um dos passageiros que tiveram seus voos adiados por conta do nevoeiro.
Rubemar relatou ao g1, que recebeu a notícia assim que sentou no assento da aeronave. E que após o aviso da torre de controle, teve que aguardar cerca de 2 horas até voltar para o aeroporto.
“Quando eu cheguei, estava até então tudo certo. Embarcamos na aeronave e quando todos estavam acomodados, o piloto pediu pra gente esperar pois a torre não tinha liberado a saída do voo. Ficamos aguardando dentro do avião por quase 2h. Por fim, pediram pra gente desambarcar do avião. E nós fomos orientados que o voo teria sido cancelado”, lamentou.
Professor Rubemar Coelho sentado em um dos bancos no Aeroporto Internacional de Manaus (AM)
Hariel Fontenelle/ g1 AM
O professor ainda contou que estava indo para um evento educacional na cidade de São Paulo. Mas por conta do nevoeiro, a previsão é que o voo seja realizado na manhã desta quinta-feira às 10h.
“Estava indo pra Belo Horizonte com escala em São Paulo. Estava previsto pra chegar hoje às 10h da manhã em BH, só vou chegar amanhã às 10h. Me atrasei para todos os meus compromissos, inclusive um que eu precisaria estar presente”, finalizou.
Advogado Valério Augusto Ribeiro iria embarcar pra Campinas (SP) nesta madrugada, mas teve o voo adiado.
Hariel Fontenelle/ g1 AM
O advogado Valério Augusto, de 56 anos, também foi um dos passageiros que tiveram o voo adiado. Natural de São Paulo, Valério tem uma viagem prevista para a cidade de Campinas (SP).
O magistrado contou ao g1 que entende o motivo do cancelamento, mas lamenta a demora da confirmação do novo horário do voo.
“Recebi a notícia que os voos tinham sido cancelados por conta dessa neblina. Em seguida, aguardamos até que a companhia de fato confirmou os cancelamentos. Os voos não estavam nem decolando e nem pousando em Manaus. No meu caso me alocaram em um hotel, e retornei agora cedo pra tentar restabelecer a viagem. Até o momento, estou esperando. A previsão é que só as 19h o meu voo será confirmado e a gente aguarda pra conseguir voltar pra casa”, contou.
Gol
Em nota, a GOL informou que por conta do nevoeiro, o voo G3 1822, proveniente de Rio Branco (RBR), alternou sua rota para Santarém (STM). Sua nova programação prevê decolagem para Manaus às 16h45 (horário de Manaus).
A nota ainda completa que outros cinco voos com partida ou saída de Manaus estão com previsão de operar com atraso (veja lista dos voos abaixo).
G31743 – STM/MAO
G31659 – MAO/GRU
G31743 – MAO/BSB
G31726 – BSB/MAO
G31727 – MAO/BSB
A companhia reforçou ainda, que todos os clientes estão recebendo as devidas facilidades, e que todas as ações referentes a estes voos foram tomadas com foco na segurança dos passageiros.
Azul
A companhia Azul informou também por meio de nota, que precisou cancelar oito voos (veja abaixo) e que a empresa está dando toda assistência para os clientes. A previsão é que os passageiros sejam reacomodados em outros voos da companhia ou via terrestre.
AD4544 (Manaus-Belém)
AD2720 (Belém-Altamira)
AD2997 (Altamira-Belém)
AD4862 (Belém-Manaus)
AD4383 (Manaus-São Paulo)
AD2601 (Manaus-Recife)
AD5076 (Manaus-Boa Vista)
AD4987 (Boa Vista-Belém)
Latam
A LATAM informou também que os voos cancelados serão reprogramados ao longo do dia. Por fim, a companhia esclarece que esse é o fato totalmente alheio ao controle da empresa, e que está prestando toda a assistência necessária aos passageiros.
O que acontece quando houver atraso ou cancelamento?
Assim que a companhia aérea tiver ciência de que o atraso ou cancelamento vai acontecer, deve imediatamente notificar o consumidor. Devem ainda partir da própria empresa as seguintes medidas:
manter o passageiro informado a cada 30 minutos quanto à previsão de partida dos voos atrasados;
oferecer gratuitamente, de acordo com o tempo de espera, assistência material (veja mais abaixo);
oferecer reacomodação, reembolso integral ou execução do serviço por outra modalidade de transporte, cabendo a escolha ao passageiro, quando houver atraso de voo superior a 4 horas ou cancelamento.
No caso de atraso, deve ser oferecida assistência material, conforme a necessidade de espera:
a partir de 1 hora – comunicação (internet, telefone etc.);
a partir de 2 horas – alimentação (voucher, refeição, lanche etc.);
a partir de 4 horas – hospedagem (somente em caso de pernoite no aeroporto) e transporte de ida e volta. Se o passageiro estiver no local de seu domicílio, a empresa poderá oferecer apenas o transporte para sua residência e de sua casa para o aeroporto.
O Passageiro com Necessidade de Assistência Especial (Pnae) e seus acompanhantes sempre terão direito à hospedagem, independentemente da exigência de pernoite no aeroporto.
Empresa não ofereceu a compensação, e agora?
Caso a companhia aérea não ofereça as assistências citadas, isso é considerado um descumprimento do contrato de transporte aéreo, aponta a Anac.
Os passageiros são, então, orientados a procurar os canais de atendimento eletrônico, telefônico ou presencial da própria empresa aérea para tentar resolver o problema.
Se ainda assim não obtiver uma resolução satisfatória, é recomendado que o cliente registre uma reclamação na plataforma “Consumidor” do governo federal.
As manifestações registradas nesse canal são analisadas pela Anac para identificar os principais problemas enfrentados pelos passageiros e, assim, direcionar a regulação e a fiscalização das Condições Gerais de Transporte Aéreo e da acessibilidade.
Tenho direito a indenização?
Se consumidor sentir que o dano do atraso ou do cancelamento foi grave, seja porque perdeu um evento importante — como uma entrevista de emprego ou casamento — ou por outro motivo e deseja receber alguma indenização além do reembolso, deve entrar com o requerimento por meio do órgão de defesa do consumidor, o Procon.
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Fonte: G1 AmazonasL/a>