[ad_1]
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Pirâmides Financeiras aprovou por unanimidade nesta segunda-feira (9) o relatório final de 509 páginas proposto pelo deputado Ricardo Silva (PSD-SP), relator do colegiado. O texto recomenda a aprovação de 4 projetos de lei e o indiciamento de 45 pessoas por “fortes indícios” de participação em esquemas de pirâmide financeira e pela prática de crimes como estelionato, lavagem de dinheiro e gestão fraudulenta, entre outros.
De acordo com o documento, entre os indiciados estão oito sócios da 123milhas, incluindo Ramiro Julio Soares Madureira e Augusto Julio Soares Madureira, que foram ouvidos pela CPI. Segundo o relator, a 123milhas não se mostrou uma empresa de intermediação de milhas, mas uma empresa que dá prejuízo.
“Essa empresa nunca daria certo. Eles mantinham a empresa aberta atraindo mais pessoas com gastos vultosos em publicidade, chegando à casa de bilhão, e também com empréstimos bancários, num clássico esquema de pirâmide”, destacou Silva. “Pela contas analisadas, a 123mihas operava sempre no vermelho, com tendência à insustentabilidade”, afirmou o deputado Ricardo Silva (PSD-SP), relator do colegiado.
A CPI também pediu o indiciamento, entre outros, de Glaidson Acácio dos Santos, conhecido como o “Faraó dos Bitcoins”, da GAS Consultoria; do ex-jogador Ronaldinho Gaúcho e de seu irmão, o empresário Roberto de Assis Moreira, no caso da 18K Ronaldinho; de quatro sócios da Trust Investimentos, além de Patrick Abrahão, que também prestou depoimento à CPI; e de Guilherme Haddad Nazar, diretor-geral da Binance no Brasil.
A recomendação do indiciamento de 45 pessoas, ocorre por “fortes indícios” de participação em esquemas criminosos, envolvendo pirâmides financeiras e a prática de estelionato, lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta, entre outros crimes. Os nomes estão ligados às seguintes empresas:
-
123milhas -
Trust Investing -
Binance -
GAS Consultoria -
OWS -
Braiscompany -
18K Ronaldinho -
MSK Investimentos -
Rental Coins -
RCX Group -
Grow Up -
Atlas Quantum -
Indeal Consultoria e Investimentos
O relatório final traz ainda sugestões do deputado Alfredo Gaspar (União-AL) para que o Ministério Público Federal (MPF) apure especificamente as condutas praticadas pelas empresas Binance – maior exchange global do segmento de venda de ativos digitais no Brasil – e Infinity Asset.
A CPI também decidiu encaminhar ao MPF todas as informações coletadas em depoimentos e documentos em quase cinco meses de investigação, incluindo as quebras de sigilo.
Para garantir o ressarcimento às vítimas das fraudes, o colegiado sugere ao MPF que considere a possiblidade de pedir o sequestro de bens dos indiciados na investigação parlamentar.
A CPI recomenda o aprofundamento das investigações das seguintes empresas por possíveis condutas ilícitas:
-
Hotel Urbano -
Star Bets -
FX Winning -
Zurich Capital Investimentos -
G.R Tecnologia Digital -
G44 -
C. Consultoria e Tecnologia -
Genbit -
ZERO10 – Gensa Serviços Digitais -
X Capital Bank -
Trader Group -
BinaryBit e Fênix Global -
DD Corporation -
Versobot -
Goeth -
BlueBenx -
Braiscompany -
Mining Express -
Xiglute Coin -
Fiji Solutions -
Canis Majoris -
Midas Trend
entre outras empresas e pessoas.
[ad_2]
Fonte: portal do Holanda>
