CPI das ONGs denuncia violência contra comunidades extrativistas

[ad_1]


Após uma vistoria em reservas extrativistas no Acre, membros da CPI das ONGs, incluindo o presidente da comissão, o senador do Amazonas Plínio Valério (PSDB-AM), constataram que agentes públicos estão inviabilizando o desenvolvimento das comunidades, devido a recursos recebidos internacionalmente. A denúncia será levada ao Ministério Público Federal.


Segundo a comissão, foi verificado que na Reserva Extrativista Chico Mendes, comunitários estão sofrendo suposta violência por parte da polícia e de agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio),  autarquia em regime especial vinculada ao Ministério do Meio Ambiente.


Moradores relataram aos parlamentares desde a ameaça de uma moradora que teria ficado na mira de fuzil enquanto estava de joelhos, até a destruição de uma ponte de madeira usada por 70 crianças para chegar à escola. O ICMBio havia alegado que a madeira não era legalizada.


Também foram relatados impedimentos na construção de uma unidade escolar e a negação de qualquer atividade para garantir a melhoria das condições de vida.


“Uma mulher nos disse que tudo o que ela deseja é que seu filho possa estudar. Eles estão destruindo pontes e impedindo todo tipo de desenvolvimento, deixando os moradores à mercê de suas permissões”, disse Plínio.


A CPI foi instaurada para que sejam prestadas informações sobre contratos e parcerias feitas com organizações não-governamentais entre 2002 e 2023, com objetivo principal de saber qual interesse destes financiamentos.

O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o
nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por
último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado
pelo IVC e ComScore.



[ad_2]

Fonte: portal do Holanda>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *