Após pandemia e dados do Censo, IBGE constata redução na expectativa de vida dos brasileiros | 18 Horas

[ad_1]



As projeções de expectativa de vida dos brasileiros ao nascer dos últimos anos foram recalculadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pelos novos dados das “Tábuas de Mortalidade”, o tempo médio de vida caiu em 2020 e 2021 e retomou o crescimento em 2022.

Antes, as estimativas para 2020 e 2021 previam a continuação da crescente na expectativa de vida para 76,7 anos e 77 anos, respectivamente.

Mas, com o aumento de óbitos registrado na pandemia e a partir de dados do Censo Demográfico de 2022, as projeções para esses dois anos recuaram para 74,8 anos e 72,8 anos.

Já para quem nasceu em 2022, a expectativa de vida ficou em 75,5 anos.

A expectativa de 75,5 anos representa uma queda se comparada com as projeções anteriores divulgadas pelo órgão, mas apontou um crescimento quando analisada no contexto da série atualizada para 2020 e 2021.

Segundo Luiz d’Albuquerque Bello, assistente técnico de comunicação do IBGE, foi necessário recalcular as projeções anteriores para entender o cenário real da demografia do país, especialmente nos anos de pandemia.

“As projeções sempre tiveram bons resultados para fins de acompanhamento demográfico. Até a chegada da pandemia, as projeções não ficaram muito distantes da demografia real. Mas, como não era possível prever a crise sanitária, os números ficaram mais distantes do que os cálculos permitiam considerar”, explica.

[ad_2]

Fonte: 18 horas>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *