[ad_1]
Por Ana Celia Ossame, especial para Portal do Holanda
Com 1.098 focos de queimadas neste domingo (15), o Estado do Amazonas continua queimando e agora o município de Apuí, com 114 focos, lidera os municípios em número de focos de incêndio.
Em segundo lugar vem Lábrea com 106 e Autazes está em terceiro com 66 focos de incêndios florestais. Durante toda a semana que passou, Autazes liderou o índice de focos de queimadas, com 105 identificados pelo site Terra Brasilis, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Essas queimadas provocaram uma nuvem de fumaça que permanece em Manaus e em vários municípios da região metropolitana do Estado há cerca de uma semana. Em Manaus, a fumaça permanece em todas as zonas da cidade, causando mal-estar por conta de problemas respiratórios.
No início da semana passada, o fato de o Amazonas somar 1.664 focos de fogo ativos de incêndio que permaneceriam até a última quinta-feira (12) o Ministério de Meio Ambiente (MMA enviou ajuda com o envio de reforço de 149 brigadistas para o Amazonas. envolvendo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Com essa ajuda, o estado passou a contar com 289 brigadistas do Ibama atuando contra os focos de fogo.
No total, o país tem 35.682 focos de queimadas neste dia 15, de acordo com o site do Inpe. O estado do Pará, com 13.725 focos é o líder nacional nesse tipo de registro, seguido pelo Maranhão, com 4.562 focos e em terceiro, Piauí, com 3.324. No país, o estado do Amazonas é o oitavo em volume de queimadas.
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o
nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por
último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado
pelo IVC e ComScore.
[ad_2]
Fonte: portal do Holanda>
